Por que Ecoema?

ECOEMA, reúne profissionais de diversas áreas, fornecendo diferentes pontos de vista, mas com o objetivo comum de unir esforços que viabilizem uma interação mais consciente e sustentável com o meio ambiente. Precisamos falar de preservação de espécies, conservação de áreas e trazer com mais força a discussão do desenvolvimento sustentável com qualidade ambiental.

Por meio de ações de cooperação, o Instituto Ecoema é um instrumento para o trabalho de estudo, pesquisa, conscientização e conservação ambiental, desenvolvendo ações concretas para mitigar os impactos nas cidades litorâneas e ribeirinhas, com o estabelecimento de pontes de diálogo e redes em defesa de práticas sustentáveis, de uma melhor governança dos temas ambientais.

O avanço e a concentração humana urbana tornaram-se desafios complexos. Saneamento, gestão de resíduos, mobilidade, qualidade do ar, são fatores que tomaram uma proporção muito grande e demandam um trabalho coletivo em diferentes frentes.

O planeta é um ecossistema fechado, assim, o que fazemos aqui, tem impacto no resultado global. Neste contexto, o conceito de Saúde Única está embasado na interrelação dos pilares Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde do Meio Ambiente, no qual o que afeta um dos pilares irá impactar os outros dois, ou seja, precisamos atuar de forma multi, inter, intra e transdisciplinar para a preservação da vida e saúde do Planeta. 

O mundo vive um momento delicado. O contexto da sustentabilidade do nosso planeta é cada vez mais alarmante. Muito embora a ciência alerte diariamente para os impactos das atividades antrópicas, resta um grande trabalho a fazer.

A conservação do meio ambiente, principalmente da fauna e da flora terrestre e aquática, é determinante para mantermos a estabilidade das biotas e consequentemente, minimizar os impactos das mudanças climáticas.

O Brasil é um dos principais agentes para atuar no equilíbrio da sustentabilidade, seja pela sua dimensão continental, seja pela diversidade e exuberância dos seus recursos naturais – o maior reservatório de água potável do mundo, maior área de floresta do planeta, maior área de mangue contínua.

No entanto, possui, ainda, resultados pouco animadores do ponto de vista da gestão da preservação se fazendo urgente mobilização da sociedade civil para somar esforços ao trabalho do poder público.